segunda-feira, 16 de julho de 2007

Construindo minha alma

Continuando...

Faz tempo, li um livro de Robert Fulghum, o título é praticamente a sinopse, livro simples, mas verdadeiro, "Tudo O Que Eu Devia Saber Na Vida Aprendi No Jardim de Infância". Estudei os primeiros anos no Colégio de Aplicação da FURJ, e minha essência nasceu nessa escola. Lembro como se fosse hoje o dia em que estava na fila(primeira da fila, claro...ordem de tamanho) e uma menina me cutucou e disse: - você quer ser minha amiguinha? Era a Tininha, foi minha primeira melhor amiga, sim porque nós mulheres não passamos uma existência sem ter várias melhores amigas.Brincamos, dançamos, descobrimos, rezamos, sonhamos por 4 anos, foi o tempo em que estudamos juntas. Hoje não temos mais contato, mas quando nos encontramos nosso olhar se torna tão inocente quanto daquela época. Tenho um respeito imenso por este colégio. Naquela época o colégio tinha um dia na semana intitulado "Dia da Cultura", e nesse dia os alunos recebiam uma folha com um tipo de planilha com diversas opções. Cada um fazia a sua escolha e era encaminhado para o local onde seria realizada a atividade escolhida. As atividades eram diversas: culinária, ginástica olímpica, ginástica rítmica, dança, teatro, desfile de moda, argila, pintura, fantoches, leitura, horta...enfim, era para muitos a única oportunidade de escolha. Acredito que foi neste colégio, com este projeto, que ajudei na construção da minha alma.


Voltando ao livro, tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância, ou pelo menos na continuação dele. A sabedoria se encontrava no montinho de areia da escola de todo dia.Entre outras coisas:

  • Compartilhe tudo;
  • Jogue dentro das regras;
  • Não bata nos seus amiguinhos, nem nos que ainda não o são;
  • Coloque as coisas de volta onde pegou;
  • Arrume os seus brinquedos, a sua bagunça;
  • Não pegue as coisas dos outros;
  • Peça desculpas quando machucar alguém;
  • Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar;
  • Dê descarga;
  • Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
  • Respeite o coleguinha;
  • Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias;
  • Tire uma soneca às tardes;
  • Quando sair, cuidado com os carros;
  • Dê a mão e fique junto;
  • Repare nas maravilhas da vida;
  • O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

Nenhum comentário: