segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Religare

Dizem que religião não se discute, mas sinceramente sigo numa eterna discussão comigo mesma, uma discussão gostosa, daquelas que adoro prolongar...e quando acho parceiros(as) saudáveis e inteligentes o suficiente para não tentar me convencer a mudar de crença, e apenas filosofar sobre o assunto, acabo incluindo alguém a mais no meu fórum pessoal de debate...
Segundo Lactânio, o termo religião vem de religare, argumentando que a religião vem de um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus. Nas religiões monoteístas como Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Zoroastrismo, o termo Deus refere-se a ideia de um ser supremo, infinito, perfeito, criador do universo, que seria a causa primária e o fim de todas as coisas.
Meus pais me batizaram na igreja católica, como portugueses fervorosos não poderiam fazer diferente; estudei num colégio adventista, onde o professor Roberto, de religião, dizia que eu daria uma ótima adventista; meu primeiro namorado era protestante, com pais que até hoje fazem estudo biblíco semanalmente; na faculdade morei com uma espírita, que me deu o meu primeiro livro espírita(evangelho); casei com um testemunha de Jeová, já amei um agnóstico que se interessa por ateísmo, frequentei a igreja evangélica porque amo os louvores, músicas da alma, mexem com a minha; a mãe de meu melhor amigo é umbandista, uma mulher que escuto muito, amiga; na capoeira minha referencia é uma amiga budista, e por ai vai minhas experiências, influências, minha construção...

Respeito todas, e não nego frequentar para conhecer...só não gosto que tentem me converter a qualquer religião tentando dizer que aquela é a correta. O que é certo? Onde esta a verdade? Não seria mais prudente reconhecer o limite onde a opinião pessoal se detém, e a verdade começa?
Prefiro me auto sentenciar numa frase simplória do orkut " tenho um lado espiritual independente de religiões". Perfeita. Todos tem seu lado racional e seu lado emotivo, com certeza meu lado emotivo é mais aflorado, até mesmo porque sou mulher, mãe, e temos isso por instinto...Não tenho como provar racionalmente a existência de Deus, apenas sinto a existência dele...e sensações não temos como explicar ao pé da letra ou transferi-las a alguém...cada um tem a sua...Seja Deus, Energia vital, força maior, enfim, o nome que queiram dar....tenho esta certeza cravada no meu coração, na minha alma....


"Penso, logo existo."


Descartes questionou todo o conhecimento aceito como correto e verdadeiro, concluindo que apenas poderia ter certeza de que duvidava. As vezes me questiono não apenas do que penso, e também do que sinto, portanto:
Sinto, logo existo!!!

Nenhum comentário: