segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Denise - Minha Primeira Boneca

"(...)minha mãe já estava com minha irmã a caminho, mas quem a esperava...era eu."
Sim, eu a esperava, rezava todas as noites para que eu ganhasse uma irmãzinha; escolhi seu nome (ela odeia seu nome), escolhi seu sexo (todos achavam que era um menino, menos eu), escolhia suas roupas...enfim, era a minha bonequinha. Foi lançada no Brasil, mas fabricada em Portugal. Bem planejada, diferente de mim, 8 anos de diferença da primeira tentativa de boneca da mamãe. Ficou assim: linda, olhos verdes, sorriso inocente, olhar meigo, cabelo liso (e como eu queria isso na adolescência); xodó da mãe, desespero do pai, boneca da irmã...Durante muito tempo cuidei pra que nada, nem ninguém a machucasse. Pisem em mim, mas ai que olhem torto para a minha boneca...eu virava uma mãe de verdade e não de "faz-de-conta", subia nas tamancas e brigava com o mundo se fosse preciso. Custei para perceber que não fui eu quem a carreguei nove meses, demorei para entender que meu papel não era de mãe, e sim de irmã amiga. Isso rendeu muitos desentendimentos, brigas, choros, mas acima de tudo, união.


Hoje, somos muito diferentes, ela não é mais a minha boneca, não posso mais brincar de faz de conta. Fizemos escolhas, caminhos bem diferentes, mas ambas atrás da felicidade. Ela continua linda, com o mesmo sorriso inocente e olhar meigo, mas é quase uma adulta, com sonhos a concretizar, metas a cumprir, essência para resgatar. Meio estabanada é verdade, bem egocêntrica, mas é irresistível. Consegue o que quer com esse jeito folgado e insistente, abre seu espaço forçando a barra e seduzindo a presa. Mas não é assim que as bonecas de vitrine são levadas para casa?



Não conseguimos tirar os olhos delas quando estão fechadinhas nas suas caixas na vitrine do "Reino dos Brinquedos", nos apaixonamos com aquela roupinha linda, sorrindo, cheirando a novinha, cabelos compridos, bochechas rosadas...e nem imaginamos que essa boneca não poderá ficar no nosso colo a vida toda, que teremos que crescer e passa-la pra frente, pois outras crianças também merecem brincar com ela, nem que por um breve período.

Minha boneca foi visitada pela fada do Pinóquio, virou gente de verdade.

Um comentário:

Rafaela Locatelli disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH que saudades da Dennieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
Já foi a minha boneca tbm ¬¬ hehehe
;**************